18/03/2014

Policiamento ambiental – Primeiro contato com a Arara-azul-de-lear



Guiados pelo Sr. Givaldo Barbosa Souza, morador da cidade e que demonstrou muito conhecimento da área policiada, hoje terça-feira (18), a guarnição de policiamento ambiental que está trabalhando na cidade de Santa Brígida, esteve no povoado de Marancó, onde fizeram fotos da vegetação local. A guarnição ao vê fotos da arara-azul-de-lear ficou encantada com a beleza da ave. Frisou a guarnição: "agora fica a expectativa em vê-la pessoalmente".
Segundo ICMBio “Além de possuir uma distribuição altamente restrita, a arara-azul-de-lear é ameaçada pelo tráfico ilegal e pela destruição de seu habitat. A situação é extremamente preocupante também devido ao crescimento desordenado que vêm ocorrendo nos arredores dos municípios localizadas na área de distribuição da espécie.  A ave é alvo de traficantes e colecionadores devido, principalmente, a sua beleza, adaptabilidade ao cativeiro e capacidade de interação”.
A arara-azul-de-lear, que recentemente foi eleita uma das 7 maravilhas da natureza por um conjunto de organizações ambientais de todo o mundo, é um animal totalmente brasileiro. A espécie vive apenas da Caatinga, bioma que só existe no país, no Sertão da Bahia. Nos anos 1980, devido principalmente ao tráfico, a população foi quase extinta, sendo reduzida a cerca de 60 indivíduos. Felizmente, ações de proteção e recuperação promovidas por instituições privadas e governamentais conseguiram começar a reverter este quadro. Hoje, existem em torno de 1.200 araras. Elas continuam ameaçadas, mas subiram uma categoria na escala que indica o perigo de desaparecimento. A Estação Biológica de Canudos e a Reserva Ecológica Raso de Catarina foram fundamentais neste processo. Hoje, além de protegerem este patrimônio de nossa fauna, os dois locais também oferecem a possibilidade de visitação. São ótimas oportunidades para os praticantes da observação de aves.

 fonte:(http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/07/conheca-reservas-na-caatinga-que-protegem-arara-azul-de-lear.html)
 

Veja as fotos e conheça a beleza dessa espécie



 
vegetação local


 

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário