Histórico


O 20º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Paulo Afonso, é formado por 13 (treze) municípios da 10ª Região Administrativa do Estado da Bahia (Paulo Afonso, Glória, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto, Abaré, Chorrochó, Novo Triunfo e Antas); fazendo divisa com os Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O 20º BPM Possui uma área aproximada de 21.000 Km2 e proporciona segurança pública a uma população estimada em 300.000 habitantes. 

A 10ª região possui algumas características específicas que a distingue das demais do Estado: banhada pelo rio São Francisco e possui o maior complexo hidrelétrico do Brasil; união de quatro estados formando uma aglomeração de povos e culturas diferentes; possui um grande deserto chamado Raso da Catarina e está inserido em um território marcado por grandes desigualdades sociais.


Atualmente “O GUARDIÃO DA CAPITAL DA ENERGIA” é comandada pelo TC PM Josemar Pereira Pinto e conta com um efetivo de 587 Policiais Militares, os quais realizam com excelência a missão de executar segurança pública, protegendo assim o cidadão, mesmo com o risco da própria vida.