28/03/2014

Formatura do Curso Especial para Tripulação de Embarcações do Estado no Serviço Público




A Polícia Militar da Bahia através do 20º Batalhão de Polícia Militar realizou a solenidade de formatura do Curso Especial para Tripulação de Embarcações do Estado no Serviço Público (ETSP), promovido pela Marinha do Brasil – Agência Fluvial de Juazeiro. O curso teve duração de cinco dias e carga-horária de 40 horas/aula.  
A cerimônia de encerramento, realizada nesta sexta-feira (28), fechou uma sequência de ações desenvolvidas no intuito de habilitar os participantes a conduzir e tripular embarcações vinculadas ao órgão público em que atuam. Ao todo 39 formandos entre policiais militares, bombeiros militares e integrantes da 1ª Cia de Infantaria concluíram o treinamento. 
A grade curricular do curso foi dividida em aulas teóricas e prática. Nas aulas teóricas, foram passadas todas as regras de segurança para a embarcação, que vão desde a mecânica do barco até as regras de sobrevivência, abrangendo ainda comunicação, estabilidade, meteorologia e navegação. Após as aulas teóricas os alunos realizaram uma prova, onde poderiam ser aprovados ou reprovados. Ressaltou o SG Rogério: “Todas as pessoas que saem com embarcações tem que estar aptas a conduzir uma tripulação e conhecer todos os critérios de segurança”.  
A aula prática aconteceu somente em um dia, onde os participantes do curso saíram em uma embarcação e realizaram manobras, em atenção a todos os cuidados que envolvem uma navegação, como a velocidade, atracar e desatracar e os cuidados de segurança tanto para a tripulação do barco como para os envoltos (outras embarcações, banhistas e pescadores).  
Estiveram presentes na solenidade os instrutores: o Cap Ten Cláudio Luiz da Conceição, o Suboficial Stenio de Lima Silva, o SG Francisco E. Rafael Oliveira e o SG Rogério Pessoa de Andrade Pereira. A mesa foi formada pelo TC PM Josemar - Cmt do 20º BPM, o TC BM Pernet – Cmt do 15º GBM, o Maj EB Santos Filho – Cmt da 1ª Cia de Infantaria, o Maj PM Fernandes – Subcomandante do 20º BPM e o empresário Walter Pires de Carvalho (proprietário do Hotel Executive). A imprensa se fez presente através do Sr. José Carlos – cinegrafista da TV São Francisco e o repórter Antônio Carlos Zuca.  
A solenidade iniciou-se com os formandos entoando o Hino Nacional e logo após foram entregues os certificados de conclusão do curso aos concluintes. Em seguida o TC PM Josemar agradeceu aos instrutores pela parceria e fez elogios concernentes às instruções ministradas ao tempo em que os presenteou com uma placa que simbolizou o referido agradecimento. Ao final, o Cap Ten Cláudio fez uso da palavra em nome de todo corpo de instrutores. Para encerrar, o Comandante do 20º Batalhão ofereceu aos concluintes e convidados um almoço de confraternização.
Galeria de fotos

Aulas teóricas








Aulas práticas







                                                Solenidade de formatura





























Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário