17/03/2014

Lançamento do Pelotão de Policiamento Ambiental na cidade de Santa Brígida



Como fora divulgado na quarta-feira (12/02), a implantação do Pelotão de Policiamento Ambiental, como sendo mais um item na reestruturação do Plano de Metas do TC PM Josemar e cuja missão seria trabalhar no policiamento na área rural dos municípios que compreendem a área de responsabilidade do 20º BPM. O Pelotão de Policiamento Ambiental hoje segunda-feira (17-03) deu seu pontapé inicial na cidade de Santa Brígida. Com o apoio do prefeito municipal e a secretaria do meio ambiente do município, a guarnição de policiais militares já está atuando na localidade e povoados circunvizinhos. O trabalho do pelotão objetiva a proteção e preservação do meio ambiente e recursos naturais existentes na região, apoiando e auxiliando os órgãos ambientais competentes como Ibama, ICMBio, Ministério Público, dentre outros, prevenindo crimes ambientais como a retirada ilegal de madeira, caça ou tráfico de animais silvestres, atuará também fiscalização das áreas preservadas, coibindo de maneira preventiva e inibidora as ações delituosas e depredadoras do meio ambiente, tais como desmates, caça e pesca ilegais, em especial as espécies nativas e/ou ameaçadas de extinção, poluição ambiental, entre outras situações. Mas inicialmente o pelotão tem como alvo principal, repreender a caça e o tráfico da arara-azul-de-Lear, uma das aves brasileiras mais ameaçadas de extinção, devido ao seu valor e por ser rara. Fato muito corriqueiro na região.

A Prefeitura Municipal de Santa Brígida disponibilizou um veículo compatível com as atividades que serão realizadas pelo policiamento, bem como o fornecimento do combustível.

O Pelotão Policiamento de Proteção Ambiental se presta também como um veículo conscientizador da população, sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas da nossa região, para a melhoria da qualidade de vida.

O TC PM Josemar juntamente com a secretaria do Meio Ambiente do município Tarciana Dantas, o Comandante da 3ª Cia PM – Cap Gonçalves e prepostos da secretaria do meio ambiente municipal se fizeram presente durante a apresentação do policiamento.

Fotos:

 

 

 

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário