10/04/2014

Lançamento do PROJETO SUPERAÇÃO




Aconteceu nesta quarta-feira (09/04), às 15h, no Memorial Chesf, o lançamento do PROJETO SUPERAÇÃO. Idealizado pelo Comandante do 20º BPM-TC PM Josemar. O projeto visa que visa contribuir para o desenvolvimento físico, educacional e social das pessoas com necessidades educacionais especiais que moram nos municípios que fazem parte da área de responsabilidade do 20ºBatalhão, oferecendo atividades de equoterapia, banda de música, atividades pedagógicas e capacitação em Libras, tornando-os sujeitos ativos e capazes de interagir na sociedade.

 O evento contou com as presenças dos Secretários e/ou representantes de Educação, Ação Social, Agricultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico de todos os municípios que compõem a área de responsabilidade do 20º BPM. Também participaram representantes de Associações, como: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, SEMEAR-Associação Paulafonsina de Familiares e Amigos dos Autistas, AMACHESF, ADEFITAN-Associação dos Deficientes Físicos do BTN, APDEPA–Associação dos Deficientes Físicos de Paulo Afonso, ROTARY CLUB, LIONS CLUB, profissionais da área de saúde: Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Orientadoras Educacionais, Universitários, Ministério Público e Judiciário.

O momento serviu para revelar o projeto, na sua totalidade, bem como contou com a importantíssima participação da Srª Maria Cristina Guimarães Brito- Fundadora da ABAE –Associação Baiana de Equoterapia - que de forma emocionante contou sua trajetória no processo de implantação da ABAE, bem como sua comovente história de vida, pois possui um filho especial e que venceu todos os obstáculos através da equoterapia.
 
A Equoterapia trabalha o indivíduo como um todo, isto é, na forma biopsicossocial. Utiliza-se o cavalo como instrumento reabilitador, buscando a reabilitação do praticante (nome dado ao paciente de equoterapia) de forma integral. Portanto, emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais (BITAR et al., 2004). É desenvolvida ao ar livre, onde o indivíduo estará intimamente ligado com a natureza, proporcionando assim a execução de exercícios psicomotores, de recuperação e integração, completando as terapias tradicionais em clínicas e consultórios.

Ao final, o TC PM Josemar apresentou a equipe que o acompanhará durante no desenvolvimento do projeto. Ressaltando a importância da parceria dos órgãos públicos e do engajamento dos profissionais da área de educação, assistência social e saúde, ali presentes, para que a Polícia Militar, através do 20º BPM, seja desmistificada como sendo a figura de que é um órgão repressor e sim, um órgão mais preventivo, contudo, nessa esteira da construção vem para somar junto a sociedade, no que tange a filosofia de policia comunitária, cidadã, presente e atuante. E que esse sonho se concretize através do SUPERAÇAO.






Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário